Aedo
aedo.jpg

Tendência: qualquer uma.

Dado de vida: d6.

Perícias de classe: As perícias de classe (e a habilidade-chave de cada perícia) do aedo são Acrobacia (Des), Arte da Fuga (Des), Atuação (Car), Avaliação (Int), Blefar (Car), Concentração (Cons), Conhecimento (todas as perícias, escolhidas individualmente) (Int), Decifrar Escrita (Int), Diplomacia (Car), Disfarce (Car), Equilíbrio (Des), Escalar (For), Esconder-se (Des), Falar idioma (Int), Furtividade (Des), Identificar Magia (Int), Natação (For), Obter Informações (Car), Ofício (Int), Ouvir (Sab), Profissão (Sab), Punga (Des), Saltar (For), Sentir Motivação (Sab) e Usar Instrumento Mágico (Car).
Pontos de Perícia no 1º Nível: (6 + modificador de Inteligência)x4.
Pontos de Perícia a Cada Nível Adicional: 6 + modificador de Inteligência.

Usar Armas e Armaduras: um aedo sabe usar todas as armas simples, mais o arco curto, chicote, espada curta, espada longa, porrete e florete. Aedos sabem usar armaduras leves, médias e escudos (exceto escudos torre).

Magias: um aedo usa magias divinas, que são escolhidas primariamente da lista de magias de aedo. Ele pode usar qualquer magia aprendida sem prepará-la com antecedência. Todas as magias de aedo têm um componente verbal (recitação ou narração). Para aprender ou usar uma magia, o aedo precisa de um valor de Sabedoria de 10 + nível da magia. A Classe de Dificuldade para um teste de resistência contra a magia de um aedo é 10 + o nível da magia + o modificador de Sabedoria do aedo.

Como outros usuários de magia, um aedo só pode usar um certo número de magias de cada nível mágico por dia. Seu lote base de magias diárias é dado na tabela abaixo. Além disso, recebe magias adicionais por dia se tiver um valor de Sabedoria alto (ver tabela 11: Modificadores de Habilidades e Magias Adicionais). Quando a tabela indicar que o aedo ganha 0 magias por dia de um dado nível de magias, ele só ganha as magias adicionais às quais teria direito para esse nível, baseado no seu valor de Sabedoria. A seleção de magias do aedo é extremamente limitada. Um aedo começa o jogo sabendo quatro magias de nível 0 de sua escolha. Na maioria dos níveis de aedo, ele ganha uma ou mais magias, como indicado na tabela.

Nível 0
4
5 2*
6 3
6 3 2*
6 4 3
6 4 3
6 4 4 2*
6 4 4 3
6 4 4 3
10° 6 4 4 4 2*
11° 6 4 4 4 3
12° 6 4 4 4 3
13° 6 4 4 4 4 2*
14° 6 4 4 4 4 3
15° 6 4 4 4 4 3
16° 6 5 4 4 4 4 2*
17° 6 5 5 4 4 4 3
18° 6 5 5 5 4 4 3
19° 6 5 5 5 5 4 4
20° 6 5 5 5 5 5 4

* Desde que o aedo possua Sabedoria suficiente para ter uma magia adicional desse nível