Comandante

As vezes é preciso algo mais do que um bárbaro poderoso, um guerreiro sagrado ou um soldado habilidoso. As vezes, tropas precisam de um líder que os una e comande com firmeza durante as mais difíceis situações. Nessas situações o comandante brilha.

O comandante atrai a confiança de quem o cerca. E faz isso porque ele os lidera nas mais duras batalhas e condições. Basta um olhar para que o comandante identifique os pontos fortes e fracos de suas tropas e de seus oponentes, assim como as características do ambiente, e elabore a melhor estratégia de combate possível. O comandante é o estrategista que consegue tirar o melhor de todo o seu grupo, unindo uma mente estratégica única com uma habilidade com as palavras que apenas os bardos conseguem equiparar.

Outras classes: o comandante se relaciona bem com membros de todas as classes. Seu treinamento envolve identificar as qualidades de todos os membros de seu grupo e utilizá-las da melhor maneira possivel. Para o comandante, todos os membros de seu grupo são úteis, e ele conta com todos, assim como eles contam com a capacidade estratégica do comandante.

Background: comandantes são militares de carreira. Quase sempre, eles estudaram em uma academia militar ou estiveram sob as ordens de um comandante experiente. É preciso um estudo profundo para desenvolver a mente estratégica e precisão característicos da classe, e mesmo comandantes inimigos possuem um profundo respeito entre sí.

Raças: humanos e anões são maioria entre os comandantes, vindos de sociedades cujos exércitos são organizados nos moldes da disciplina. Elfos dificilmente conseguem assimilar essa mesma disciplina, tão contrária ao estilo livre e despreocupado da raça.

Tendência: qualquer uma.

Dado de vida: d8.

Perícias de classe: As perícias de classe (e a habilidade-chave de cada perícia) do comandante são Atuação (Car), Avaliação (Int), Blefar (Car), Cavalgar (Des), Conhecimento (engenhos de guerra, arquitetura e engenharia, geografia, história, local, nobreza e realeza, religião) (Int), Conhecimento marcial (Int)*, Diplomacia (Car), Escalar (For), Falar idioma (Int), Natação (For), Observar (Sab), Obter Informações (Car), Ofício (Int), Ouvir (Sab), Procurar (Sab), Profissão (Sab), Saltar (For), Sentir Motivação (Sab), Sobrevivência (Sab).

(*) Perícia do Tome of Battle: Book of Nine Swords

Pontos de Perícia no 1º Nível: (4 + modificador de Inteligência)x4.
Pontos de Perícia a Cada Nível Adicional: 4 + modificador de Inteligência.

nível BBA ref fort/vont características de classe auras menores auras maiores
+0 +0 +2 Tático de guerra, aura menor 1 0
+1 +0 +3 Aura maior +1, veterano 1 1
+2 +1 +3 Comandar aliado (1) 2 1
+3 +1 +4 Talento bônus 2 1
+3 +1 +4 Inspirar feitos 1/dia 3 2
+4 +2 +5 Comandar aliado (2), Liderança 3 2
+5 +2 +5 Talento bônus 4 2
+6/+1 +2 +6 Aura maior +2 4 2
+6/+1 +3 +6 Comandar aliado (3) 5 3
10º +7/+2 +3 +7 Talento bônus 5 3
11º +8/+3 +3 +7 Inspirar feitos 2/dia 5 3
12º +9/+4 +4 +8 Comandar aliado (4), liderança aprimorada 6 3
13º +9/+4 +4 +8 Talento bônus 6 3
14º +10/+5 +4 +9 Aura maior +3 6 4
15º +11/+6/+1 +5 +9 Comandar aliado (5) 7 4
16º +12/+7/+2 +5 +10 Talento bônus 7 4
17º +12/+7/+2 +5 +10 Inspirar feitos 3/dia 7 4
19º +14/+9/+4 +6 +11 Talento bônus 8 4
20º +15/+10/+5 +6 +12 Aura maior +4 8 5

Proficiência com armas e armaduras: o comandante é proficiente com todas as armas simples e marciais, com todos os tipos de armaduras (leves, médias e pesadas) e com escudos (exceto escudos torre).

Tático de guerra (ext): o comandante é um tático por natureza, e sabe valorizar seu sangue-frio em batalha para acertar golpes nos lugares certos. No 1º nível, um comandante pode adicionar a seu ataque e dano seu modificador de Inteligência ou seu modificador de Força, o que for maior. Além disso, ele pode usar seu modificador de Inteligência no lugar do modificador de Força ou Destreza nas manobras de combate descritas no livro do jogador, como desarmar, derrubar, encontrão etc. Esse bônus é limitado ao nível do comandante; ele pode dispor do dobro de seu nível apenas. Por exemplo, um comandante de 1º nível, mesmo possuindo Inteligência 17 (e um modificador de +3) só poderia aplicar +2 de seu modificador como bônus em ataque, dano e manobras de combate. Quando passasse ao nível 2, ele poderia dispor dos +3 que possui.

Auras (ext): o comandante pode criar um efeito em seus aliados que estejam adjacentes. Ele pode aprender a produzir diversos tipos de auras ao longo de sua carreira. O comandante pode projetar uma aura menor e (após o 2º nível) uma aura maior de uma vez.

Projetar uma aura é uma swift action. A aura permanece efetiva até o comandante gastar uma ação livre para dispersá-la ou substituí-la por outra aura que conheça e que seja do mesmo tipo (menor ou maior). Uma aura pode estar em efeito continuamente; logo, uma aura pode estar ativa antes do início de um combate, antes mesmo da ação do comandante.

Ativar uma aura envolve atenazar, ordenar, direcionar, encorajar, enaltecer ou acalmar aliados. Um comandante analisa inimigos, aliados, terrenos e então diz ao seus o que melhor devem fazer.

A menos que especificado em contrário, a aura de um comandante afeta todos os aliados dentro de um raio de 18 metros (60 pés, 12 quadrados) e que podem ouvi-lo, incluindo ele mesmo. Um aliado precisa ter um índice de Inteligência mínimo de 3 e saber o idioma do comandante para poder ganhar o bônus. A aura de um comandante é dispersada se ele estiver pasmado, inconsciente, atordoado, paralisado ou de qualquer outra forma incapaz de ser ouvido e compreendido por seus aliados.

Um comandante começa sabendo uma aura menor de sua escolha. Conforme ele avança em níveis, ele pode selecionar novas auras (como especificado na tabela acima).

Todos os bônus concedidos pelas auras do comandante são bônus de moral que não se acumulam entre si.

Aura menor: uma aura menor soma o modificador de Carisma do comandante a certos testes:

  • Acima de todos: bônus nos testes de dano quando em investida.
  • Ataque preciso: bônus nos testes para confirmar acertos críticos.
  • Arte da guerra: bônus em testes de desarmar, separar, imobilizar e encontrão.
  • Conjurador determinado: bônus em testes para superar resistência à magia.
  • Exigir fortitude: bônus em testes de Fortitude.
  • Força de vontade: bônus em testes de Vontade.
  • Mestre de oportunidade: bônus em classe de armadura contra ataques de oportunidade.
  • Mestre de táticas: bônus em dano quando flanqueando.
  • Motivar força: bônus em testes de Força e perícias baseadas em Força.
  • Motivar destreza: bônus em testes de Destreza, iniciativa e perícias baseadas em Destreza.
  • Motivar constituição: bônus em testes de Constituição e perícias baseadas em Constituição.
  • Motivar inteligência: bônus em testes de Inteligêmcia e perícias baseadas em Inteligência.
  • Motivar sabedoria: bônus em testes de Sabedoria e perícias baseadas em Sabedoria.
  • Motivar carisma: bônus em testes de Carisma e perícias baseadas em Carisma.
  • Olhar atento: bônus em testes de Reflexos.

Aura maior: a partir do segundo nível, o comandante pode projetar uma aura maior em conjunto com uma aura menor. Uma aura maior soma um bônus de +1 no segundo nível e que aumenta em +1 a cada 6 níveis depois do segundo (8º, 14º e 20º).

  • Mãos firmes: bônus em todos os testes de ataque a distância.
  • Motivar poder: bônus em todos os danos.
  • Motivar precisão: bônus em todos os testes de ataques corpo-a-corpo.
  • Motivar cuidado: bônus em classe de armadura.
  • Motivar urgência: o deslocamento dos aliados recebe um bônus de 1,5 X modificador de aura maior do comandante em metros.
  • Soldados resistentes: os aliados afetados ganham redução de dano equivalente ao bônus de aura maior do comandante. Por exemplo, um comandante de 8º nível concede RD 2/- com essa aura a todos os aliados na área.
  • Tropas resistêntes: bônus em todos os testes de Resistência.

Veterano: a fim de se qualificar para talentos ou classes de prestígio, considera-se que o comandante tenha uma BBA 2 pontos superior. Por exemplo, no 6º nível, um comandante tem um BBA de +4, mas poderia adquirir talentos cujo pré-requisito fosse "BBA 6+". Além disso, ele pode cumprir requisitos de talentos como se seus valores de Habilidades fossem 2 pontos maiores. Sendo assim, um comandante com essa habilidade poderia adquirir o talento ataque poderoso se possuísse Força 11.

Comandar aliado (ext): o comandante pode, a partir do 3º nível, comandar um aliado à distância. Ele pode utilizar a ação de //prestar auxílio a uma distância de até 18 metros, mas com uma mecânica diferente: ele não realiza o ataque padrão contra AC 10, mas deve se concentrar e utilizar uma ação padrão para dar os comandos. O aliado deve fazer um teste de Inteligência (CD 10) para poder se beneficiar do bônus da ação. No nível 6 (e a cada 3 níveis subseqüentes), o comandante pode comandar um aliado adicional usando a mesma ação.

Talento bônus: no 4º nível e a cada 3 níveis subseqüentes (7, 10, 13, 16, 19), o comandante pode escolher um talento bônus. Ele deve selecionar o talento da lista de talentos disponíveis para o guerreiro ou um talento de Comando; contudo, ele não pode adquirir talentos exclusivos, como especialização em arma.

Inspirar feitos (ext): uma vez por dia no nível 5 (e mais uma vez por dia a cada 6 níveis subseqüentes), o comandante pode instruir seus aliados no uso de um talento que eles não possuam. Eles não precisam cumprir os pré-requisitos do talento, mas o comandante deve possuí-lo. O comandante anuncia o uso dessa ação e, durante um número de rodadas igual a seu modificador de Carisma, os aliados que estiverem a 18 metros do comandante podem utilizar o talento como se o possuíssem. Enquanto essa habilidade estiver em uso, as auras do comandante cessam seu funcionamento, e recomeçam sozinhas após o término das rodadas. Para manter essa habilidade, o comandante precisa utilizar uma ação padrão em todas as rodadas em que ela estiver ativa, caso contrário ela pára de funcionar.

Liderança (ext): o comandante recebe este talento de graça no 6º nível.

Liderança aprimorada (ext): o nível máximo [cohort] do comandante passa a ser o nível do comandante -1.