Guerreiro sagrado
guerreiros.jpg

O guerreiro sagrado é o avatar de uma divindade, um combatente cuja inspiração e poderes advêm de sua fé em determinada deidade ou conceitos morais.

Tendência: precisa estar ao menos a um passo da tendência da divindade. Guerreiros Sagrados não podem ser totalmente Neutros.

Dado de vida: d10.

Perícias de classe: as perícias de classe do guerreiro sagrado (e suas perícias-chave) são Concentração (Con), Diplomacia (Car), Intimidação (Car), Conhecimento (história) (Int), Conhecimento (religião) (Int), Cura (Sab), Identificar Magia (Int), Sentir Motivação (Sab), Sobrevivência (Sab).
Pontos de perícia no 1º nível: (2 + modificador de Inteligência) x 4.
Pontos de perícia a cada nível: 2 + modificador de Inteligência.

Restrições: qualquer Guerreiro Sagrado que se afaste demais da tendência da deidade perde todos os benefícios de classe, com a óbvia exceção de bônus de ataque, aumento de Habilidades, Talentos, etc. Ademais, qualquer Guerreiro Sagrado que obtiver um nível em qualquer classe que dê poderes arcanos ou contradiga seus preceitos religiosos perde todos os benefícios de classe e não pode mais progredir na classe. Da mesma maneira, um guerreiro sagrado que adicionar qualquer nível de outra classe não-arcana não mais poderá progredir como guerreiro sagrado, mas retém todas suas habilidades. O caminho do guerreiro sagrado exige foco constante.

Exigências: dependendo de sua divindade protetora, um guerreiro sagrado tem de realizar certas exigências. Exemplo, um guerreiro de St. Cuthbert, embora este seja Leal e Neutro, não pode ser Mau.

Nível BBA Fort Ref/Vont Habilidades de Classe
+1 +2 +0 Castigar 1/dia, taumaturgia
+2 +3 +0 Foco em Arma
+3 +3 +1 Graça Divina
+4 +4 +1 Determinação
+5 +4 +1 Especialização em Arma, Castigar 2/dia
+6/+1 +5 +2 Saúde divina, inspiração
+7/+2 +5 +2 Bênção, RD 1/-
+8/+3 +6 +2 Determinação
+9/+4 +6 +3 Foco em Arma Aprimorado
10º +10/+5 +7 +3 Arma divina, Castigar 3/dia
11º +11/+6/+1 +7 +3 RD 2/-
12º +12/+7/+2 +8 +4 Idioma dos deuses, inspiração
13º +13/+8/+3 +8 +4 Especialização em Arma Aprimorada
14º +14/+9/+4 +9 +4 Bênção
15º +15/+10/+5 +9 +5 Castigar 4/dia, RD 3/-
16º +16/+11/+6/+1 +10 +5 Campeão divino
17º +17/+12/+7/+2 +10 +5 Semente da vida
18º +18/+13/+8/+3 +11 +6 Arauto, inspiração
19º +19/+14/+9/+4 +11 +6 RD 4/-
20º +20/+15/+10/+5 +12 +6 Punição divina, Castigar 5/dia

Proficiência com armas e armaduras: um guerreiro sagrado é proficiente com todas as armas simples e comuns, todos os tipos de armaduras (leves, médias e pesadas) e escudos (exceto escudos de corpo). Caso a arma favorecida da deidade seja uma arma exótica, o guerreiro sagrado pode considerá-la uma arma comum.

Castigar (sob): uma vez por dia, um guerreiro sagrado pode castigar infiéis com seus ataques. Ele adiciona seu modificador de Carisma (se tiver) a seu ataque e causa um ponto de dano extra por nível de guerreiro sagrado. Caso ele possua ataques adicionais (por possuir um BBA alto), causa um dano adicional igual a seu BBA em cada ataque; por exemplo, um guerreiro sagrado com BBA +8 tem direito a dois ataques (+8+/3): usando castigar ele causaria, no primeiro ataque, +8 de dano, e +3 de dano no segundo.

Ataques adicionais concedidos por magias como velocidade, habilidades como frenesi ou o uso de duas armas não recebem os bônus de ataque e dano concedidos por castigar.

No 4º nível e a cada 4 níveis subseqüentes, o guerreiro sagrado pode castigar infiéis uma vez adicional por dia, até um máximo de cinco vezes por dia no nível 20.

Foco em Arma (ext): no 2º nível, o guerreiro sagrado recebe de graça o talento de mesmo nome, mas ele só se aplica à arma favorecida de sua deidade.

Graça divina (sob): a partir do 3º nível, um guerreiro sagrado adiciona seu modificador de Carisma a todos seus testes de resistência (fortitude, reflexos e vontade).

Determinação (sob): é difícil controlar o fervor com que o guerreiro sagrado defende sua causa; a partir do nível 4, quando ele falhar em um teste para resistir a uma magia ou efeito da escola de encantamento, ele pode tentar novamente na próxima rodada, com a mesma CD. Isso só pode ser feito uma vez a cada magia que o afetar.

Especialização em arma (ext): no 5º nível, o guerreiro sagrado recebe de graça o talento de mesmo nome, mas ele só se aplica à arma favorecida de sua deidade.

Saúde divina (sob): a partir do 6º nível, o guerreiro sagrado se torna imune a doenças (inclusive sobrenaturais).

** Inspiração (ext):** no 1º nível, o guerreiro sagrado desenvolve uma técnica exclusiva de combate que reflete seu fervor. Essa habilidade se desenvolve nos níveis 6, 12 e 18. Ao invés de aperfeiçoar uma técnica, o guerreiro sagrado pode optar por outra; caso ele o faça, a habilidade deve ser selecionada em seu primeiro estágio.

  • Fervor: o guerreiro sagrado é capaz de criar e manter um padrão assustador em seus ataques, refletindo a paz de espírito que advém de sua divindade padroeira.
    • 1º passo: o guerreiro sagrado pode realizar um ataque extra na rodada, mas este e todos os outros sofrem uma penalidade de -2. Este ataque extra não está sujeito aos bônus da habilidade castigar.
    • 2º passo: em uma ação de ataque total, o guerreiro sagrado pode somar seu bônus de base de ataque em seus ataques e deles retirar uma média (arredondada para baixo), utilizando o mesmo valor em todos os seus ataques. Em seguida, tais ataques extras recebem um bônus de +1 no acerto. Por exemplo, um guerreiro sagrado tem uma BBA de +6/+1. Caso ele faça uso de seu ataque extra, o BBA será de +4/+4/-1. Somando esses valores, tem-se um resultado de +7; dividido por três (e arredondado), ele perfaz +2. Somando-se +1, o guerreiro sagrado tem três ataques a +3/+3/+3.
    • 3º passo: o bônus somado aos ataques gerados pela fórmula do 2º passo se torna +2 (substituindo o +1 anterior).
    • 4º passo: o bônus de +2 passa a se aplicar ao dano. Além disso, o ataque extra passa a ser afetado pela habilidade castigar.
  • Sacrifício:

Bênção divina: a fé em sua divindade (ou preceitos morais) guia o guerreiro sagrado por toda sua vida. Nos níveis 7 e 14, um guerreiro sagrado obtém o poder concedido de um domínio oferecido por sua divindade, como um clérigo. Contudo, isso não dá a ele nenhuma magia. Exemplo: se um guerreiro sagrado for protegido de St. Cuthbert, ele poderia escolher os poderes concedidos pelos domínios da Destruição, Proteção, Ordem ou Força, enquanto um guerreiro sagrado de Nerull poderia obter o toque da morte escolhendo o poder do domínio da Morte.

Foco em arma aprimorado (ext): no 9º nível, o guerreiro sagrado recebe de graça o talento de mesmo nome, mas ele só se aplica à arma favorecida de sua deidade.

Arma divina (sob): a partir do nível 10, se o guerreiro sagrado brandir a arma favorecida de sua divindade, ela passa a ser considerada alinhada com sua aura para fins de superar redução de dano apenas quando ele executar um ataque de castigar. Exemplo, um guerreiro sagrado Caótico e Mau, tendo uma aura maligna, teria a arma favorecida de sua divindade considerada maligna para superar a redução de dano de criaturas boas.

Idioma dos deuses (sob): a partir do nível 12, o guerreiro sagrado consegue falar com qualquer criatura que tiver uma linguagem.

Especialização em arma aprimorada (ext): no 13º nível, o guerreiro sagrado recebe de graça o talento de mesmo nome, mas ele só se aplica à arma favorecida de sua deidade.

Campeão divino (ext): no nível 16, um guerreiro sagrado está alcançando os pináculos de sua missão divina. Ele recebe um bônus de +2 para fins de determinar seus seguidores adquiridos através do talento liderança. O guerreiro sagrado recebe esse mesmo bônus em testes de Diplomacia e Sentir Motivação.

Semente da vida (sob): a partir do nível 17, um guerreiro sagrado não mais envelhece. Ele ainda recebe os bônus por alcançar idade avançada, e morre quando seu tempo de vida se esgotar.

Arauto (ext): a partir do nível 18, o guerreiro sagrado pode escolher 10 em testes de Diplomacia e Sentir Motivação, mesmo que a situação normalmente não o permita.

Punição divina (sob): a partir do nível 20, se o guerreiro sagrado brandir a arma favorecida de sua divindade, ela é considerada encantada com um dos seguintes encantamentos mágicos, de acordo com sua aura: anárquico, axiomático, profano, sagrado. Esta qualidade se aplica apenas quando o guerreiro sagrado executar um ataque de castigar. Esta habilidade funciona exatamente como se a arma possuísse o encantamento descrito no LdJ. Note que, se uma criatura de tendência oposta tomar a arma das mãos do guerreiro sagrado, ela não adquire os níveis negativos descritos no encantamento, pois assim que ela deixar as mãos do guerreiro sagrado, ela perde esta habilidade.

Lista de bênçãos alteradas:

  • Conhecimento: o guerreiro que obtiver esta bênção pode utilizar uma habilidade igual ao conhecimento bárdico, mas utilizando apenas metade de seu nível de guerreiro sagrado (arredondado para baixo). Além disso, todas as perícias de conhecimento são de classe para ele, e ele recebe, a cada nível, 2 pontos extras em perícias que só podem ser gastos em perícias de conhecimento.
  • Cura: o guerreiro sagrado que obtiver esta bênção recebe, apenas para fins de curar pelo poder das mãos, um bônus de +4 em seu Carisma.
  • Destruição: obtendo esta bênção, o guerreiro sagrado adiciona mais um uso diário à sua habilidade de castigar.
  • Guerra: a arma favorecida da deidade causa +3 de dano quando o guerreiro sagrado a brandir.
  • Bem, Mal, Caos, Lei: guerreiros sagrados que receberem bênçãos destes domínios recebem um bônus de +2 para resistir a magias lançadas com o descritor oposto ao nome da bênção.

Lista das invocações do guerreiro sagrado

Nível 1

  • Abençoar: o guerreiro sagrado e seus aliados, imbuídos de seu fervor, recebem bônus em combate.
  • Criar água: cria cerca de 1 litro de água/nível.

*