Caçador
Hunter.jpg

O caçador é um sobrevivente; munido apenas de seus conhecimentos e de suas armas, ele é capaz de subsistir nas áreas mais ermas sozinho, graças a seu conhecimento em técnicas de caçador, rastreador e mateiro. Ele se especializa em caçar e combater usando não apenas de força bruta, mas de sua percepção privilegiada; com isso, é fácil detectar fraquezas em oponentes, e destruí-los ou capturá-los com o mínimo esforço.

Graças a isso, o caçador é um combatente secundário e homem de perícias. Sua vasta gama de perícias, aliada a seu companheiro animal e sua capacidade combativa o tornam um personagem bastante versátil e útil para qualquer grupo.

Características de classe

Pontos de vida no 1º nível: 10 + modificador de Constituição.
Pontos de vida adicionais por nível: 5 + modificador de Constituição.
Perícia de classe (escolha uma): Conhecimento (exploração, geografia, natureza).
Perícias treinadas no 1º nível: 5 + modificador de Inteligência ou Sabedoria.
Bônus base de ataque: +3
Resistências: +2 em Fortitude ou Reflexos; +1 em uma segunda resistência.

Nível Habilidades de classe
Rastrear, companheiro animal, marcar a presa
Estilo de combate I, empatia selvagem
Sentidos de caçador
Movimento rápido, evasão
Estilo de combate II
Evasão, rastreador veloz
Caminho da floresta
Predador, estilo de combate III

Proficiência com armas e armaduras: o caçador é proficiente com armas simples e com três grupos adicionais de armas, além de armaduras leves e escudos leves.

Golpes básicosAção: padrão (ataque).
Custo: nenhum.
Duração: até o fim da sua próxima rodada.
Cortar tendão: o alvo tem sua velocidade reduzida pela metade (arredondado para baixo).
Encurralar: o alvo concede vantagem de combate.
Pasmar: o alvo recebe -1 em sua CA. Na rodada seguinte, caso você atinja o mesmo alvo com esse golpe, ele fica pasmo.

Rastrear (ext): você recebe esse talento de graça no 1º nível.

Companheiro animal (ext): você forma desde cedo um laço com um animal, recebendo o talento de mesmo nome no 2º nível.

Marcar a presa (ext): você pode estudar um alvo e se aproveitar de sua visão treinada para melhor abatê-lo. Em situações de combate, você pode escolher um alvo e receber um bônus de +1d6 no dano contra ele; essa é uma ação livre que só pode ser realizada em seu turno. Você pode, em seu turno, mudar de presa, passando a receber o bônus contra outro oponente. No 4º nível, você pode selecionar dois alvos.

Estilo de combate (ext): caçadores costumam estudar diversos tipos de combate, para melhor capturar e abater suas presas. Nos níveis 2, 5 e 8, você recebe um talento bônus dependendo do estilo de combate que escolher (vide tabela abaixo), mesmo que não cumpra os pré-requisitos deles. Uma vez feita a escolha de estilo, ela não mais pode ser alterada.

Estilo Talentos
Arma e escudo Foco em escudo, ataque com escudo aprimorado, combate com escudo
Arqueiro Tiro rápido, tiro múltiplo, tiro preciso aprimorado
Arremessador Saque rápido, tiro certeiro, tiro longo
Duas armas Combate com duas armas, combate com duas armas aprimorado, combate com duas armas superior
Escaramuça Esquiva, mobilidade, ataque em movimento
Lâmina do deserto Foco em arma (cimitarra), especialização em arma (cimitarra), sucesso decisivo aprimorado (cimitarra)
Letal Ataque poderoso, trespassar, trespassar aprimorado
Selvagem Ataque desarmado aprimorado, agarrar aprimorado, ataque atordoante
Veloz Foco em perícia: iniciativa, especialização em combate, reflexos de combate

Empatia selvagem (ext): a partir do 2º nível, você pode fazer testes de Adestrar animal para mudar a atitude de um animal ou besta mágica (como usaria Diplomacia). Animais selvagens são não-amigáveis, enquanto animais domésticos costumam ser indiferentes.

Caminho do caçador (ext): a partir do 3º nível, você adiciona seu nível inteiro (ao invés de metade) nas perícias Percepção e Tolerância.

Movimento rápido (ext): do 4º nível em diante, você adiciona +3 metros (10 pés, 2 quadrados) a seu deslocamento básico enquanto usar uma armadura leve ou nenhuma armadura. Esse aumento é considerado um bônus de aprimoramento.

Evasão (ext): um caçador de 4º nível ou superior que fizer um teste de resistência por Reflexos bem-sucedido contra um ataque (que normalmente causaria metade do dano numa resistência bem-sucedida) não recebe dano nenhum. A evasão só pode ser usada se você estiver usando uma armadura leve ou nenhuma armadura. Um caçador indefeso não ganha o benefício da evasão.

Rastreador veloz (ext): a partir do 6º nível, você pode se deslocar normalmente enquanto segue rastros (sem a penalidade normal de -5), e recebe apenas uma penalidade de -10 (em vez de -20) ao se deslocar ao dobro do normal ao rastrear. No nível 8, tal penalidade diminui para -5.

Caminho da floresta (ext): a partir do 7º nível, você pode atravessar qualquer tipo de vegetação rasteira (como espinhos, arbustos e matagais naturais e terrenos similares) em sua velocidade normal e sem sofrer dano nem outros problemas. Mesmo terrenos manipulados magicamente não oferecem obstáculo a você.

Predador (ext): você alcança o máximo de suas habilidades, podendo escolher três alvos para sua habilidade de marcar a presa. O bônus sobe para +2d6. Além disso, você recebe um aumento permanente de +2 em um atributo de sua preferência.