Perícias (todas)
Acrobacia.gif

Acrobacia (Des)

Você pode manter seu equilíbrio em superfícies irregulares ou inamistosas. Você também pode pular, rolar e mergulhar para evitar obstáculos, ataques ou mesmo inimigos.

Teste: você pode usar Acrobacia para se mover em superfícies estreitas ou inamistosas sem cair. Um teste bem sucedido permite a você se movimentar metade de seu deslocamento durante a rodada. A dificuldade varia de acordo com a superfície (vide tabela abaixo). Enquanto você se deslocar dessa maneira usando Acrobacia, você é considerado surpreso e perde seu bônus de Destreza na CA (se tiver). Se você sofrer dano enquanto usar Acrobacia, você deve imediatamente realizar outro teste de Acrobacia com a mesma CD para evitar cair ou ser derrubado.

Superfícies estreitas CD do teste¹ Superfícies irregulares CD do teste¹
Entre 17,5 e 30 cm de largura 10 Ladrilho irregular 10²
Entre 5 e 15 cm de largura 15 Assoalho rústico 10²
Menos de 5 cm de largura 20 Chão em declive ou inclinado 10²

¹ Adicione os modificadores apropriados para superfícies estreitas descritos (vide abaixo).
² Apenas se estiver correndo ou realizando uma investida. Um fracasso com uma margem igual ou inferior a 4 pontos indica que o personagem não consegue correr ou realizar a manobra, mas é capaz de agir normalmente.

Você pode tentar andar por uma superfície irregular mais rápido que o normal. Se você aceitar uma penalidade de -5 no teste de Acrobacia, poderá percorrer seu deslocamento máximo como uma ação de movimento (mover-se duas vezes o seu deslocamento em uma rodada requer dois testes de Acrobacia, um para cada ação de movimento usada). Você pode aceitar essa penalidade também para realizar uma Investida em uma superfície irregular. Investir sobre uma superfície irregular requer um teste de Equilíbrio para cada múltiplo do parâmetro de deslocamento (ou parte dele) percorrido na manobra.

Você pode tentar andar por uma superfície irregular mais rápido que o normal. Se você aceitar uma penalidade de -5 no teste de Equilíbrio, poderá percorrer seu deslocamento máximo como uma ação de movimento. (Mover-se duas vezes o seu deslocamento em uma rodada requer dois testes de Equilíbrio, um para cada ação de movimento usada). Você pode aceitar essa penalidade também para realizar uma Investida em uma superfície irregular. Investir sobre uma superfície irregular requer um teste de Equilíbrio para cada múltiplo do parâmetro de deslocamento (ou parte dele) percorrido na manobra.

Ao usar Acrobacia, você também pode se mover por quadrados ameaçados sem provocar ataques de oportunidades. Quando se mover dessa forma, você se move à metade da sua velocidade; para você se mover a toda velocidade, a CD aumenta em +10. Você não consegue efetuar esse tipo de movimento se tiver sua velocidade reduzida por cargas médias ou pesadas, e nem se estiver usando uma armadura média ou pesada. Se uma magia, efeito ou habilidade permitir que você se move a toda velocidade nessas condições, você pode usar Acrobacia para passar por seus oponentes. Você também pode usar Acrobacia dessa maneira enquanto estiver caído, mas fazê-lo requer uma ação de rodada completa para se mover 1,5 metro, e a CD aumenta em +5.

Por fim, você pode pousar suavemente quando cair ou rolar por seus oponentes. Você também pode fazer acrobacias para entreter o público (como a perícia Atuação). A CD para várias tarefas que envolvem Acrobacia é determinada abaixo:

CD de Acrobacia Tarefa
15 Considere uma queda como se fosse 3 metros menor do que realmente é ao determinar o dano.
15 Acrobacia feita à metade da velocidade como parte de um movimento normal, sem provocar ataque de oportunidade. Falhar significa que você provoca ataques de oportunidade normalmente. Teste separadamente para cada oponente, na ordem em que você passa por eles (à escolha do jogador da ordem no caso de um empate). Cada inimigo adicional depois do primeiro soma +2 a CD de Acrobacia.
25 Acrobacia feita à metade da velocidade por uma área ocupada por um inimigo (sobre, por baixo ou ao redor do oponente) como parte do movimento normal, não provoca ataque de oportunidade. Uma falha significa que você parou antes de entrar na área que o inimigo ocupava e provoca um ataque de oportunidade dele. Teste separadamente para cada inimigo. Para cada inimigo adicional depois do primeiro some +2 à CD de Acrobacia.
30 Como acima, mas o inimigo é considerado surpreendido contra seu próximo ataque.

É difícil de se fazer uma Acrobacia se o personagem estiver obstruído ou caso se encontre em superfícies traiçoeiras, como chão de caverna natural ou vegetação rasteira. A CD para qualquer teste de Acrobacia em tal superfície é modificada como indicado abaixo.

A superfície é… Modificador da CD¹
Pouco obstruída (pequenas rochas soltas, pouco pedregulho, pântano raso², vegetação rasteira) +2
Severamente obstruída (chão de caverna natural, pedregulho denso, vegetação rasteira densa) +5
Pouco escorregadia (chão molhado) +2
Severamente escorregadia (fina camada de gelo) +5
Em declive ou com algum ângulo +2

¹ Adicione o modificador apropriado à CD para superfícies estreitas. Esses modificadores se acumulam.
² Acrobacia é impossível em um pântano fundo.

Ação: não aplicável. Um teste de Acrobacia é parte de uma ação de movimento ou uma reação.
Tentar novamente: Normalmente não. Uma falha em se equilibrar ou ao tentar passar por oponentes em combate tem conseqüências. Além disso, você pode tentar reduzir o dano de uma queda como uma reação imediata apenas uma vez por queda. Por fim, uma platéia que julgar um acrobata como um artista desinteressante não é receptiva à repetição de uma apresentação.
Especial: se você tiver 3 ou mais graduações em Acrobacia, você ganha um bônus de +3 em Esquiva na CA ao lutar defensivamente em vez de +2 de bônus de Esquiva habitual na CA, e você ganha um bônus de +6 em Esquiva na CA ao executar uma ação de defesa total em (vez de +4).
Sinergia: se você tiver 3 ou mais graduações em Acrobacia, você adquire um bônus de +2 em testes de Saltar. Se você tiver 3 ou mais graduações em Saltar, você recebe um bônus de +2 testes de Acrobacia.