Equipamento

Equipando um personagem

Um personagem possui, no mínimo, um conjunto de roupas normais. Escolha qualquer um dos seguintes conjuntos de roupa: trajes de artesão, trajes de entretenimento, trajes de explorador, trajes de monge, trajes de camponês, trajes de sábio ou trajes de viajante.

Trajes de artesão

Riqueza e dinheiro

Existem muitos tipos de moedas diferentes em um cenário, dependendo de localização e época. Por uma questão de simplicidade, preços de itens e serviçoes geralmente serão expressos com uma unidade monetária neutra.

Moedas

A moeda mais comum é a peça de ouro (po). Uma peça de ouro vale 10 peças de prata. Cada peça de prata (pp) vale 10 peças de cobre (pc). Além de peças de cobre, prata e ouro, há também peças de platina (pl), que valem 10 peças de ouro cada.

O peso padrão de uma moeda é cerca de dez gramas (ou 1 centésimo de quilograma).

Moeda PC PP PO PL
Peça de cobre (pc) 1 1/10 1/100 1/1.000
Peça de prata (pp) 10 1 1/10 1/100
Peça de ouro (po) 100 10 1 1/10
Peça de platina (pl) 1.000 100 10 1

Outros Recursos

Mercadores comumente fazem trocas sem o uso de moedas em circulação. Como um meio de comparação, os valores de alguns bens estão listados abaixo:

Preço Item
1 pc Meio quilo de trigo
2 pc Meio quilo de farinha ou uma galinha
1 pp Meio quilo de ferro
5 pp Meio quilo de tabaco ou cobre
1 po Meio quilo de canela ou uma cabra/bode
2 po Meio quilo de gengibre ou pimenta, ou uma ovelha
3 po Um porco
4 po Um metro quadrado de linho
5 po Meio quilo de sal ou prata
10 po Um metro quadrado de seda ou uma vaca
15 po Meio quilo de açafrão ou cravo, ou um touro
50 po Meio quilo de ouro
500 po Meio quilo de platina

Negociando os espólios

Em geral, o personagem pode vender algo pela metade do preço listado. Bens de troca são exceções à regra da metade do preço. Um bem de troca, nesse sentido, é um bem de valor que pode ser facilmente trocado quase como fosse dinheiro.