Talentos alterados

Acrobático [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Saltar e Acrobacia. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Afinidade com Animais [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Adestrar Animais e Cavalgar. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Ágil [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Equilíbrio e Arte da Fuga. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Aptidão Mágica [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Identificar Magia e Usar Instrumento Mágico. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Ataque desarmado aprimorado [geral]

Benefícios: o personagem pode causar dano letal com seus ataques desarmados se desejar. Ele agora ameaça uma área com seus ataques desarmados (como se utilizasse uma arma adequada a seu tamanho) e não mais causa ataques de oportunidade quando atacar desarmado. Além disso, ele se torna proficiente com a manopla, caso não o seja.

O dano de um ataque desarmado, para uma criatura média de BBA +1, passa a ser 1d4; para uma criatura pequena, 1d3 e para uma grande, 1d6. Conforme o personagem aumenta seu BBA, seu treinamento lhe permite causar mais dano com um ataque desarmado (o que pode significar que, para personagens menos marciais ou de multiclasse, os maiores danos da tabela só serão disponibilizados em níveis épicos), como mostra a tabela:

BBA mínimo dano (médio1)
+1 1d4
+4 1d6
+8 1d8
+12 1d10
+16 2d4
+20 2d6

Especial: um guerreiro pode selecionar Ataque Desarmado Aprimorado como um de seus talentos bônus.

Atlético [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Escalada e Natação. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Auto-suficiente [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Cura e Sobrevivência. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Criar itens maravilhosos [criação de itens]

Pré-requisitos: 5º nível de conjurador.
Benefícios: Você pode criar qualquer item mágico variado do qual possa atender os pré-requisitos, incluindo anéis mágicos. Encantar um item ou anel leva um dia para cada 1.000 peças de ouro de preço base. Para encantar um item ou anel, o processo exige o gasto de 1/25 desse preço em XP e consome mais 50% do preço em matéria prima.

Você também pode consertar um item mágico variado ou um anel mágico caso seja capaz de construí-lo. Isso custa metade do XP, da matéria prima e gasta a metade do tempo necessário para criar um item idêntico.

Alguns itens maravilhosos demandam custos extras em componentes materiais ou XP definidos em sua descrição. Esses custos são adicionados aos custos derivados do preço do item. É necessário pagar esse custo quando se cria ou se conserta um item quebrado.

Criar varinhas, bastões e cajados [criação de itens]

Pré-requisitos: 5º nível de conjurador.
Benefícios: você pode criar estes três tipos de itens mágicos. Contudo, sua mestria na criação deles vai melhorando aos poucos, permitindo que, conforme você aumenta seu nível de conjurador, você possa criar outros tipos de itens; ao atingir o 9º nível de conjurador, você pode criar bastões; ao atingir o 12º nível de conjurador, pode criar cajados. Você ainda precisa cumprir todos os outros pré-requisitos exigidos pelo item mágico em questão.

Criar uma varinha leva um dia para cada 1.000 peças de preço base. O preço base de uma varinha é igual ao nível da magia, x nível de conjurador x 750 peças de ouro. Para criar uma varinha, o processo exige o gasto de 1/25 desse preço em XP e consome mais 50% do preço em matéria prima. Uma varinha recém criada tem 50 cargas.

Qualquer varinha contendo uma magia que exija componentes materiais de alto custo ou gasto de XP também possuirá esse custo correspondente. Além do preço derivado do preço base, é preciso gastar cinqüenta vezes o componente material e/ou pagar cinqüenta vezes o XP quando se cria a varinha.

Criar um bastão leva um dia para cada 1.000 peças de ouro de preço base. Para criar um bastão, você deve gastar 1/25 desse preço em XP e consumir mais 50% do preço em matéria prima. Alguns bastões demandam custos extras em componentes materiais ou XP definidos em sua descrição. Esses custos são adicionados aos custos derivados do preço base do bastão.

Para criar um cajado, o processo exige o gasto de 1/25 desse preço em XP e consome mais 50% do preço em matéria prima. Um cajado recém criado tem 50 cargas. Alguns cajados demandam custos extras em componentes materiais ou XP definidos em sua descrição. Esses custos são adicionados aos custos derivados do preço base do cajado.

Diligente [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Avaliar e Decifrar Escrita. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Dedos Lépidos [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Abrir Fechaduras e Operar Mecanismo. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Foco em perícia [geral]

Benefícios: escolha uma perícia. O personagem recebe +3 em testes dessa perícia, e pode sempre escolher 10 com ela (mesmo que a situação normalmente não o permita).

Fraudulento [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Disfarce e Falsificação. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Grande fortitude [geral]

Benefícios: o personagem recebe +3 em testes de Fortitude, e não falha automaticamente quando tirar 1 no d20.
Especial: se além desse talento o personagem possuir o talento reflexos rápidos ou vontade de ferro, o bônus de ambos sobe para +4. Caso ele possua os três talentos, o bônus dos três talentos sobe para +5.

Investigador [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Obter Informação e Procurar. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Mãos Leves [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Prestidigitação e Usar Corda. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Negociador [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Diplomacia e Sentir Motivação. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Persuasivo [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Blefar e Intimidação. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Prontidão [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Observar e Ouvir. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Reflexos rápidos [geral]

Benefícios: o personagem recebe +3 em testes de Reflexos, e não falha automaticamente quando tirar 1 no d20.
Especial: se além desse talento o personagem possuir o talento grande fortitude ou vontade de ferro, o bônus de ambos sobe para +4. Caso ele possua os três talentos, o bônus dos três talentos sobe para +5.

Sorrateiro [geral]

Benefícios: você recebe um bônus de +2 em todos os testes de Esconder-se e Furtividade. A cada nível, você recebe um ponto de perícia extra que deve ser colocado em uma dessas duas perícias.

Vitalidade [geral]

Benefícios: você imediatamente ganha 3 pontos de vida permanentes, mais um adicional a cada nível. Esses pontos não são retroativos, então só podem ser ganhos com níveis ganhos após a aquisição do talento.

Vontade de ferro [geral]

Benefícios: o personagem recebe +3 em testes de Vontade, e não falha automaticamente quando tirar 1 no d20.
Especial: se além desse talento o personagem possuir o talento reflexos rápidos ou grande fortitude, o bônus de ambos sobe para +4. Caso ele possua os três talentos, o bônus dos três talentos sobe para +5.